quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Make a Story and Smile

Hoje queremos dar-vos a conhecer um projecto lindo e muito especial para nós. Chama-se make a story and smile e é português. 

Segundo as autoras, este projecto nasceu da vontade de ajudar crianças com Asperger ou outros problemas de desenvolvimento. Apercebendo-se de que não existiam muitos materiais para trabalhar com estes meninos e ajudá-los na aquisição de determinadas competências, e munidas de muita vontade, as autoras decidiram pôr mãos à obra, e começaram a criar materiais diferenciadores e em português, que pudessem servir de brincadeira e ao mesmo tempo coadjuvantes na aquisição de certas competências e aprendizagens das crianças. Estes materiaiss não se centram só neste tipo de crianças, mas foram o ponto de partida para esta aventura!
A marca ainda é muito embrionária, somente existem há poucos meses, e têm mais materiais para lançar, no entanto gostam que tudo seja testado, levando por isso algum tempo a sair para o mercado. Para isso, têm duas "consultoras", que têm ajudado - umaa terapêuta da fala e uma terapêuta ocupacional. Elas têm testado os materiais e dado muitas opiniões que têm ajudado a alterar e aperfeiçoar os protótipos iniciais até chegarem ao que está à venda.

Neste momento têm 3 tipos de produtos à venda:
Packs de histórias - Existem 2 "O caracol e o gato" e o "João e a Rita". São compostos por 2 histórias, muito simples, em que todas as palavras são representadas por um icon. Estas histórias são ideais para crianças com atrasos ou ausência de comunicação verbal. Também são um auxilio bom para crianças com dificuldades de leitura e compreensão, pois o lado visual auxilia na compreensão das palavras. Claro que também são divertidas para todas as outras crianças pois, como funcionam em iman, é uma forma diferente de ler ou ouvir uma história. É uma história para brincar! E como tem as imagens, mesmo que não saibam ler as palavras, conseguem contar a história.

      Packs Funcionais: Existem dois neste momento: o das "Rotinas" e o das "Emoções". Para crianças com alguma dificuldade de conhecer e aceitar as rotinas do seu dia, ou para crianças com dificuldades em interpretar as emoções. Para além destes nichos específicos, é claro que qualquer criança pode brincar com estes packs, também eles em iman. Ajudam na concentração.


Garrafinhas das conversas: Existem duas também: "Conversa de Jantar - em Família" e "Conversa na Escola - entre amigos". Estas são as nossas mais recentes novidades! Consistem em garrafas cheias de papelinhos. Cada papelinho é um mote de conversa. As conversas de jantar obrigam a que se desligue a tv, que todos estejam sentados à mesa e que todos participem na brincadeira. Esta atividade ajuda no aumento dos vínculos afetivos, na melhoria do desenvolvimento pessoal e do discurso individual, para além de se tornar num momento de partilha entre amigos ou familiares e de muita diversão!

Pessoalmente, adorámos o projecto e, num mundo onde a quantidade de brinquedos e estímulos é cada vez maior, sentimos que este projecto é diferente, e verdadeiramente útil e importante! Para além de ser mais uma excelente desculpa para brincarmos com as Marias. Elas divertem-se imenso, e ao mesmo tempo, aprendem e crescem, em todos os sentidos!





O Blog Nós e as Marias também está no 

Sem comentários:

Enviar um comentário